G4 | Cientistas chineses identificam em porcos novo vírus que pode ser agente de outra pandemia

Em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19), um novo subtipo do vírus da gripe suína é descoberto na China, intitulado G4, pode ser a causa de uma futura pandemia devido à facilidade de se espalhar entre os humanos. O alerta foi dado em um estudo publicado segunda (29) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

O vírus G4 contém material genético do tipo influenza, o mesmo da H1N1, responsável pela pandemia de 2009. Outras partes do material pode ser encontrada em aves asiáticas e europeias e uma variante norte-americana da H1N1, com genes de influenza aviário, suíno e humano.

De acordo com os cientistas, a nova cepa apresenta “todas as características essenciais de ser altamente adaptada para infectar seres humanos”, exigindo uma vigilância bem atenta. É importante lembrar que a China tem população de 500 milhões de porcos.

Para muitos cientistas, a probabilidade de que a nova variante da gripe suína cause uma pandemia é baixa, porém a gripe pode nos surpreender, citando a crise de H1N1, quando ninguém esperava que o vírus passasse dos porcos para os humanos. É preciso uma maior amostragem para verificar o verdadeiro potencial do G4.

Até o momento, foram identificados cinco casos de doenças relacionadas a esse tipo específico de vírus, sendo dois em criadores de porcos.

Um dos aspectos preocupantes do novo vírus é sua capacidade de infectar humanos
LEIA TAMBÉM

Agência produz vídeos de convocação para o Sindicato dos Motoboys de São Paulo 

A Agência Grita São Paulo acaba de produzir mais dois materiais para o Sindicato dos Motoboys de São Paulo. Os vídeos convocam os trabalhadores para a paralisação de 1º de julho, com concentração às 9 da manhã, em frente à sede da entidade sindical – rua Dr. Eurico Rangel, 58, Brooklin Novo. A luta é por valorização e respeito e dar um BASTA nas irresponsabilidades dos EPPs… leia na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *