Golpes nas Relações de Consumo | Cartilha elaborada pela Defensoria alerta população

Segurança e informação são duas necessidades básicas da sociedade. Atualmente, temos presenciado aumento de golpes, principalmente, os aplicados pela internet. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os homicídios e roubos de rua caíram em 2020, mas o número de crimes deste tipo disparou e no último ano os casos triplicaram. O levantamento do ISP também apontou elevação nos golpes pela internet que aumentou 198,1% em relação a 2019.

Observando o cenário atual, o Defensor Público Antônio Carlos Fontes Cintra apresentou uma cartilha sobre os golpes nas relações de consumo. Trata-se de um material extremamente robusto. O conteúdo foi elaborado pela Defensoria Pública do Distrito Federal e a Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur).

GOLPES NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

A cartilha aborda o tema com clareza e concisão, dividida em três capítulos: Golpes Digitais, Golpes Bancários e Golpes nos Planos de Saúde. O livreto explica como os golpes são aplicados, a maneira como os bandidos costumam agir, ressalta o funcionamento e a abordagem das instituições e vendedores sérios e que não oferecem riscos, além de temas como segurança no WhatsApp, compras pela OLX, falsos leilões, fraudes em planos de saúde, entre outros.

LEIA A CARTILHA NA ÍNTEGRA

LEIA TAMBÉM

Auxílio Emergencial | Delegado Cunha alerta sobre perigo dos aplicativos falsos

O delegado Carlos Alberto da Cunha gravou vídeo a fim de alertar o perigo dos golpes relacionados a solicitação e o saque do Auxílio Emergencial por aplicativos falsos. A Caixa Econômica Federal inicia nesta quinta (18) a atualização de dados cadastrais no aplicativo, porém muitos Apps simulam ser da Caixa Econômica Federal e estão disponíveis para serem baixados por qualquer pessoa. Segundo Da Cunha, os aplicativos falsos solicitam informações que não são requeridas por nenhum outro aplicativo … confira na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *