Pesquisa Datafolha | 70% dos brasileiros reprovam Eduardo Bolsonaro como embaixador
Pesquisa Datafolha, publicada na edição impressa do Jornal Folha de São Paulo de hoje (4) revela: 70% dos brasileiros reprovam Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA (Estados Unidos). Para exemplificar, a ideia é criticada até no PSL (Partido Social Liberal). O mesmo ocorre entre os segmentos dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, como evangélicos e moradores da região Sul.
Os entrevistados foram questionados se o presidente Jair Bolsonaro age bem ou mal ao indicar seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, apenas 23% aprovam a intenção do presidente.
DADOS
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de agosto e ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios de todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dessa maneira, o panorama da pesquisa Datafolha foi o seguinte:
- Está agindo bem: 23%
- Está agindo mal: 70%
- Não está agindo bem nem mal: 1%
- Não sabe: 5%
A proposta sofre mais críticas de ateus (95%) e espíritas (80%). Mas não apenas. Em contrapartida, entre os evangélicos, 61% são contra. O percentual de 70% dos desaprovadores da ideia de indicar Eduardo ao posto é equivalente ao índice dos que avaliam de forma negativa as ações dos filhos de Bolsonaro. Da mesma forma, para 70%, os filhos do presidente mais atrapalham do que ajudam.
No final de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse estar “muito feliz” com a indicação de Eduardo. Em seguida ele disse não considerar a prática como nepotismo.