fbpx

Tempo seco e recorde na temperatura deixa São Paulo em alerta

A capital paulista registrou a maior temperatura desde o mês de fevereiro nesta quarta (11). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o termômetro do Mirante de Santana (zona norte) chegou a 34,5°C. Além disso, com a ausência de chuva nesta época e o tempo seco, o Inmet registrou a umidade relativa do ar em 25%, a segunda menor do ano – 24% em 1° de fevereiro.

O meteorologista Michael Pantera, 47 anos, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), apontou temperatura média ainda maior na estação de Pinheiros (zona oeste): 37,6°C.

ALERTA

A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta ontem às 15h10. Isso porque a umidade do ar alcançou valores abaixo dos 20% em várias regiões da cidade, segundo o CGE. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que abaixo dos 60% faz mal à saúde.

FIQUE LIGADO

O pneumologista João Salge, 48 anos, do Fleury Medicina e Saúde, diz que, como regra, os extremos de idade, como crianças e idosos, além das pessoas com doenças pulmonares crônicas, são os que mais sofrem com o ar seco e a baixa umidade relativa do ar.

“Esses grupos estão mais vulneráveis. Eu diria que não há uma reserva funcional para mecanismo mais ágil de defesa pulmonar”

Além disso, Salge aconselha o consumo de muito líquido para hidratar, entre água, chás, sucos e água de coco. Ainda segundo o médico, a alta concentração de poluentes, aliada à baixa umidade, prejudica em muito a qualidade do ar que a pessoa respira. “A hidratação torna-se fundamental.”

REFRESCO

A previsão do tempo para o fim de semana é de que na sexta haja um alívio na temperatura. Uma frente fria deve chegar com temperatura mais baixo e chuva fraca, ficando entre 15ºC e 21ºC. Contudo, já no domingo, a previsão é de 32ºC, com volta do tempo mais seco.

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *