Terrorismo em Brasília/DF | Criminosos tentam golpe de Estado e depredaram Planalto, Congresso e STF

Ouça a matéria!

 

Brasília foi palco da maior tentativa de golpe de Estado desde a redemocratização do País em 1985. Neste domingo (8 de janeiro), o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, foram depredados por bolsonaristas radicais, golpistas e criminosos. Um ato sem precedentes em nossa história.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto – ? Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os prejuízos ainda não foram calculados. Mas superam a marca dos R$ 20 milhões, segundo especulam especialistas. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos. Bem instruídos do que fazer, invadiram gabinetes, rasgaram documentos e roubaram armas.

Móveis e janelas danificadas no Palácio do Planalto – ? Marcelo Camargo/Agência Brasil

➡️ HISTÓRIA

O movimento golpista foi orquestrado durante semanas em todo País. Acampamentos em frente aos QGs do Exército foram realizados desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E mesmo com mais de cem ônibus, cerca de 4 mil pessoas e ações combinadas por meio das redes sociais a fim de atacar à capital federal, o governo do DF não adotou medidas para proteger os prédios.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto – ? Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por volta das 14 horas, uma caminhada de oito quilômetros, escoltada pela Polícia Militar, em direção ao Congresso foi iniciada. Na Esplanada dos Ministérios, a PM mantinha poucos homens. A barreira policial foi facilmente vencida pelos terroristas, que subiram a rampa do Congresso. Os poucos PMs tentaram conter a multidão, mas tiveram que recuar.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto – ? Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os terroristas destruíram tudo o que viram. A porta de um armário do ministro Alexandre de Moraes foi arrancada. Retiraram poltronas, molharam e rasgaram documentos. Todos os vidros da fachada do prédio foram quebrados. Até comida eles roubaram!

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto – ? Marcelo Camargo/Agência Brasil

➡️ OMISSÃO

Embora a ação terrorista tenha sido convocada publicamente ao longo da semana em redes bolsonaristas, inclusive com promessas de transporte grátis e alimentação, as autoridades do DF não agiram preventivamente. O secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, nem estava em Brasília. Ele viajou aos EUA, onde também está Bolsonaro. Após os ataques, ele foi demitido pelo governador.

POSIÇÃO DO PRESIDENTE LULA ✍?

O presidente Lula decretou a Intervenção Federal no Distrito Federal até dia 31 de janeiro de 2023:

Espero que, a partir desse decreto, a gente possa não só cuidar da segurança do Distrito Federal, mas garantir, de uma vez por todas, que esse tipo de atitude não se repita mais no Brasil.”

A promessa é responsabilizar quem participou e financiou, segundo suas próprias palavras, “esse gesto antidemocrático e irresponsável”.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais (Anhembi Morumbi) e em Marketing/Analytics (Anhanguera). Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. "Agora eu tenho visto" 🇺🇸 #LetsgotoUSA2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *