fbpx

TV Cultura e seu legado de provocações. Seja provocado!

Anos caminhando no incerto e idolatrando a dúvida! Este programa pode não ser uma janela aberta para o mundo, mas é certamente um periscópio sobre o oceano do social.

Assim começava o programa menos assistido da TV brasileira, segundo as palavras do próprio apresentador.

Provocações foi apresentado por Antônio Abujamra por 15 anos. O entrevistador mais intimidador e voraz da televisão. Abujamra começava seu programa com um gemido grego, “Ai de mim! Precisamos de uma Medéia! Ai-me! Chamem os gregos!”. E sempre recitava poemas dos mais diversos, de Fernando Pessoa e Cecília Meireles a Oscar Wilde e Anna Akhmátova.

O programa estreou em agosto de 2000, na TV Cultura, e teve seu fim em 28 de abril de 2015, devido a morte do apresentador. Ele nos deixou aos 82 anos. O programa era exibido às terças à noite, com reprise na madrugada de quarta.

Com características marcantes como a trilha sonora de abertura, criada pelo filho de Abujamra, o músico e ator André Abujamra, aos enquadramentos de câmera, que fechavam sempre no rosto do apresentador e entrevistado, causando uma sensação claustrofóbica proposital.

PROVOCADOS – Durante os muitos anos várias pessoas foram entrevistadas e provocadas. Abujamra gostava de mergulhar na vida de seus convidados, citava frases de filósofos e pensadores e pedia que comentassem sobre. Fazia perguntas de suas profissões, vida pessoal, literatura, opiniões a respeito de temas diversos e muito mais. Suas perguntas mais frequentes eram: qual sua maior transgressão? Você chora? Quem mais prejudicou o mundo, os bancos, a religião ou a politica? Como está o seu país? Você chora diante da beleza? Qual o maior autor que você ainda não descobriu?

E terminava todas as entrevistas com a grande pergunta, “o que é a vida?”. E quando não satisfeito, perguntava novamente para arrancar o máximo de quem estivesse em sua frente.

Também costumava dar alguns minutos para seus entrevistados falarem tudo o que desejassem ou que em algum momento da vida não puderam dizer, diante das câmeras.

De mendigos e garotas de programa a professores, médicos e doutores das mais diversas áreas, até grandes atores e atrizes, músicos e políticos. E quase nunca respeitando suas crenças e intimidades, mas sempre com muita classe.

Além disso, havia o quadro “Vozes das ruas”, no qual pessoas eram abordadas nas ruas de São Paulo para expressarem suas opiniões sobre diversos assuntos.

NOVA GERAÇÃO: #PROVOCA

Recentemente, o programa voltou. Com uma nova estética e, infelizmente, muito menos provocativo (tanto para o telespectador como para os entrevistados), mas ainda é possível sentir o climão e a nostalgia.

Quem assumiu a responsabilidade foi Marcelo Tas, apresentador já conhecido na TV e no rádio. O primeiro episódio foi ao ar no dia 14 de maio. O entrevistado foi Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), um grande nome da política brasileira. E nesses últimos meses algumas pessoas conhecidas já passaram por lá, como Pedro Cardoso, Fernando Haddad, a apresentadora juvenil Maisa Silva, Roberto Mangabeira Uger, Ailton Krenak, Kondzilla e Janaina Paschoal.

Atualmente, você pode assistir todas as entrevistas pelo Canal Provocações no Youtube, lá foram publicadas até as entrevistas que haviam sido gravadas e não transmitidas pela TV Cultura. Aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *