fbpx

5G | Viavi Solutions será responsável pelo teste do espectro no Brasil, anuncia Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu a empresa responsável pelos testes do 5G no Brasil. Será a Viavi Solutions. Ela irá avaliar e testar o espectro adequado no Brasil. A empresa é uma provedora global de soluções de teste, monitoramento e garantia de rede para serviços de comunicações, fabricantes de equipamentos de rede civis e governamentais.

MAIS DETALHES

O leilão envolverá o espectro nas faixas de frequência de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Segundo a Anatel, não há intenção de gerar receita a partir dos lances. Em suma, buscará compromissos de investimento de licitantes com prazos para a implementação da rede. Junto a isso, metas de cobertura e capacidade que devem ser cumpridas.

“O leilão no Brasil representa uma tremenda oportunidade para as operadoras da região”, disse Luiz Cesar Oliveira, vice-presidente para as Américas da Viavi.

“Os dados, o vídeo e a Internet das Coisas (IoT) provavelmente impulsionarão o crescimento massivo do número de dispositivos que usam ondas brasileiras nos próximos anos, tornando essencial para as frequências leiloadas serem capazes de lidar com os requisitos esperados da 5G”.

Apesar do anúncio da Anatel, outras empresas já testam a tecnologia no Brasil. A Nokia, por exemplo, iniciou teste em fevereiro de 2018 com a TIM Participações. Além disso, a Ericsson e a Huawei também estão envolvidas em teste de 5G com operadoras brasileiras.

 

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *