Demissão em massa | Uninove dispensa 300 Professores através de notificação online

Mais uma atitude daquelas para surpreender os trabalhadores. Mesmo com a exigência de trabalho redobrado dos Professores, a Universidade Nove de Julho (Uninove) surpreendeu cerca de 300 Educadores nesta segunda, dia 22, com um comunicado de demissão. Mas isso não é o pior. A mensagem veio através de uma notificação online quando tentavam acessar à plataforma de aulas. A informação é confirmada pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP).

De acordo com a entidade, a decisão é parte de um processo de reestruturação na Universidade. A empresa já teria incluído demissões em 2019, investimento no ensino à distância, redução da carga horária e do salário dos Professores, o que teria levado a uma sobrecarga de trabalho.

Apesar de ter sido facilitada pela reforma trabalhista de 2017, a demissão em massa, como a que a Uninove acabou de promover, tem enorme impacto social. O fato de ela ocorrer em meio à pandemia e de a Mantenedora não ter manifestado nenhuma intenção de negociar ou amenizar o problema, agrava ainda mais a situação.”

O QUE DIZ  A UNINOVE

A Uninove preza como bem maior o ensino de milhares de alunos e a qualidade dos serviços oferecidos há mais de 50 anos.

Diante da pandemia que atingiu o mundo, tivemos que nos adaptar à nova situação e fomos ao limite para manter nosso quadro funcional e todas nossas obrigações contratuais em dia. Salários dos professores foram garantidos pontualmente e vultosos investimentos em tecnologia realizados. As mensalidades estão sendo renegociadas, tendo em vista a perda do poder aquisitivo de nossos alunos e seus familiares.

Todas as medidas de readequação foram necessárias para preservar o sonho dos futuros profissionais que aqui se formarão.

A Uninove reitera seu compromisso com a qualidade do ensino e acredita que essa situação é momentânea e será superada por todos com trabalho e confiança.

Agradecemos aos professores que contribuíram e aos que aqui permanecem contribuindo para a excelência e qualidade de nosso ensino.​

INICIATIVA DOS ALUNOS

Primeiramente, os alunos criaram um abaixo-assinado intitulado “UNINOVE, queremos nossos Professores de volta”. Até o momento, 25 mil pessoas assinaram digitalmente o protesto.

Em um momento tão drástico como o que estamos passando, é um absurdo adotar tal medida sem o mínimo de empatia e humanidade!! Nem os coordenadores sabiam da decisão, todos foram pegos de surpresas!!”, protestam os alunos no documento.

IRONIA

Em síntese, em meio à demissão dos Professores, alunos da Universidade Nove de Julho assistiram a uma palestra motivacional com o Padre Fábio de Melo. A live, intitulada “Fortaleça o seu interior e acredite em você”, foi transmitida no canal do Youtube da instituição às 20 horas desta segunda (22).

Muitos estudantes reclamaram nas redes sociais que a palestra foi ao ar no mesmo horário de aulas online canceladas em decorrência da demissão.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, sonhando com #NewYork2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *