Detran.SP alerta população sobre golpes aplicados por perfis falsos do departamento. Cuidado!

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) o número de crimes aplicados pela internet aumentou 198,1% em 2020 com relação a 2019. Esse tipo de crime tem se tornado cada vez mais comum. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) divulgou um alerta em sua página oficial informando sobre golpes praticados pela internet em nome da autarquia.

Por meio de perfis falsos nas redes sociais, criminosos oferecem benefícios para realizar serviços de veículos, como emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quitação de multas e muitos outros. O Departamento esclareceu que nenhum atendente do Detran.SP procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de Whatsapp também não são solicitados pelos atendentes. Os perfis oficiais do Detran nas redes sociais possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário.

As únicas formas legais disponíveis para solicitar serviços eletrônicos do Detran.SP são através do portal (detran.sp.gov.br) ou pelos canais digitais do Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) e app (Poupatempo Digital).

PERFIS FALSOS

Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site – webdenuncia.org.br.

Já pelo portal do Detran.SP, a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão. O link para registrar a solicitação é ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx.

CANAIS OFICIAIS

Youtube – www.youtube.com/c/DetranSPDigital
Instagram – www.instagram.com/detranspoficial/
Facebook – www.facebook.com/detransp
Twitter – twitter.com/DetranSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *