Link para mudar cor do WhatsApp é mais um golpe para roubar dados. Cuidado!

Circula pelo WhatsApp um novo golpe a fim de prejudicar muitos usuários desinformados. Este é o alerta de um pesquisador de segurança da internet no Twitter. Com a promessa de tornar o visual do Whats cor de rosa, a armadilha, na verdade, captura dados das vítimas. Vale ressaltar que esta “personalização” não parte da empresa gerenciadora da plataforma, ou seja, não confie em qualquer mudança em aplicativos sem antes consultar a empresa e saber se são mudanças autorizadas e seguras.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

O esquema malicioso começou a circular em grupos do aplicativo recentemente por meio de uma mensagem. Junto a ela está um link de um suposto SDK, que garante ser capaz de alterar características padrão da ferramenta. Entretanto, é bom não cair na tentação de baixá-lo e instalá-lo, já que a ação concede a criminosos a capacidade de ver e coletar informações do celular ou computador da vítima.

Segundo Felipe Daragon, especialista em segurança da informação, os cibercrimes podem ser muito mais danosos que certos tipos de crimes, como por exemplo, furto e roubo. Os custos do cibercrime incluem danos e destruição de dados, dinheiro roubado, perdas de produtividade, de propriedade intelectual, de dados pessoais e financeiros, desfalque, fraude, interrupção de operações, danos à reputação e muito mais. Outra recomendação é evitar acessar links suspeitos em qualquer situação.

LEIA TAMBÉM

CIBERCRIMES | Saiba os perigos dos megavazamentos de dados e como se prevenir

Pela terceira vez este ano, temos um megavazamento de dados dos brasileiros. O último ocorreu domingo, dia 14 de março, e expôs informações de 250 mil pessoas na deep web. Os especialistas acreditam no funcionamento da ação apenas como um atrativo para a venda de uma base muito maior, que inclui informações de 112 milhões de pessoas. Diferentemente das duas primeiras vezes, alguns dados foram distribuídos gratuitamente… confira na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *