Europa | Decisão de conselho no campeonato da Bélgica pode ter efeito cascata no continente

Por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o futebol parou em todo o mundo. Assim, as lideranças de vários países planejam como serão os retornos às quatro linhas e quais medidas devem ser adotadas. A Bélgica foi o primeiro país a bater o martelo sobre o assunto. Foi  anunciado o cancelamento da edição atual do campeonato nacional e o Club Brugge, que liderava a competição com 15 pontos de vantagem, foi declarado campeão.

O Conselho administrativo decidiu por unanimidade que não é desejável, seja qual for o cenário previsto, continuar a competição após 30 de junho. O Conselho de Administração formulou uma opinião unânime à Assembléia Geral para não retomar as competições da temporada 19/20 e aceitar a classificação atual da Jupiler Pro League como classificação final”, diz um trecho do comunicado da Pro-League, entidade que administra e organiza o campeonato belga.

POSSÍVEL EFEITO CASCATA

A decisão pode levar a um efeito cascata, incluindo as mais poderosas ligas da Europa. Neste momento, qualquer movimento que busque apressar a volta dos jogos é algo fantasioso e irresponsável. A imprensa inglesa noticiou que a Premier League estuda confinar os 20 times em uma cidade e realizar as rodadas restantes sem a presença de torcedores, entre os meses de junho e julho. Isso por conta dos interesses comerciais por trás do futebol.

Em reunião com as 55 federações da Europa, a Uefa não divulgou planos reais para a retomada do futebol, mas adiou os jogos da Data Fifa de junho e indicou uma possível “invasão” no calendário da temporada 2020/21, que teve prazos adiados.

Contudo, algumas decisões foram tomadas. Por exemplo o cancelamento da Euro sub-17, que seria realizada em maio, e a Euro feminina sub-19, que ocorreria em julho. A Eurocopa feminina sub-17 também foi adiada sem novo prazo, assim como a Eurocopa sub-19.

Lucas R. de Souza Pereira

Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *