‘Golpe dos Nudes’ | Quadrilha usa fotos íntimas para chantagear vítimas. Cuidado com a “sextorsão”

O Fantástico, da TV Globo, exibiu no último domingo (10) reportagem na qual destaca a ação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A equipe policial desmantelou uma quadrilha aplicadora de golpes em pelo menos oito estados. Tudo muito bem orquestrado: falsos policiais, falsas delegacias e até falsas vítimas menores de idade. Chamado de ‘golpe dos nudes’, o esquema inicia com o contato de uma mulher jovem com os alvos. Após iniciar a conversa em um aplicativo (geralmente o WhatsApp ou Facebook), eles passam a conversar por mensagens, e a trocar fotos íntimas.

Em seguida, a vítima do golpe passa a receber ligações dos supostos pais da jovem ou de falsos policiais civis acusando-a de pedofilia. Aí começa a extorsão: os falsos familiares exigem valores para não denunciar à Polícia ou se identificam como delegados. Dizem que se receberem determinada quantia irão arquivar os supostos inquéritos.

Esse tipo de crime é chamado de “sextorsão”. É a ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo – ou por vingança, ou humilhação ou para extorsão financeira. É uma forma de violência grave. Uma das consequências extremas de quem sofre essa prática é o suicídio.

O Fantástico revelou depoimentos de vítimas da quadrilha e também mostrou como funcionava a extorsão. Vale a pena conferir:

LEIA TAMBÉM

COVID-19 I Retorno de gestantes ao trabalho presencial após imunização é aprovado pela Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou, dia 6 de outubro, o Projeto de Lei 2.058/21 que estabelece medidas sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia, prevendo sua volta ao presencial após imunização. A proposta agora será enviada ao Senado. Tiago Dimas (Solidariedade-TO) é o autor do projeto e o texto muda a Lei 14.151/21, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública do novo Coronavírus… confira na íntegra

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Assisto muitas sérias e atualmente meu maior vício são as médicas (Greys, The Good Doctor, New Amsterdam e The Resident) #LetsgotoCanada2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *