fbpx

MEC anuncia corte de mais de cinco mil bolsas de estudos do Capes

O Ministério da Educação (MEC) anuncia mais um golpe na Educação Superior no Brasil. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) terá, ainda este ano, redução de 5.613 bolsas de estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil. A justificativa é a necessidade de um corte no orçamento. Esta medida deve impactar em uma economia de R$ 544 milhões em quatro anos.

E FICA PIOR

Ao todo, a Capes deixará de oferecer quase 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores neste ano. Em 2020, segundo o MEC, a coordenação terá apenas metade do orçamento de 2019.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, também suspendeu a concessão de novas bolsas. Os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.

MAS PARA ELES NEM TANTO ASSIM…

O Governo trata o novo anúncio como um “congelamento” e afirma que a medida não vai afetar quem atualmente já recebe bolsas de estudos. Nesse meio tempo, 79 mil bolsistas do CNPq vão receber pagamento de agosto até sexta; já para o próximo mês ainda não está garantido. A Capes possui, ao todo, 211.784 bolsas atividade em todas as áreas de atuação.

HISTÓRICO

Primeiramente, em 9 de maio, a Capes comunicou o bloqueio de 3.474 bolsas. Segundo, em 4 de junho, a Capes avisou que deixaria de oferecer 2,7 mil bolsas. Ademais, no ensino superior, o MEC também anunciou neste ano o bloqueio de verbas para universidades.

Em entrevista ao GloboNews, Anderson Ribeiro Correia, presidente da Capes, afirmou:

O MEC e a coordenação estão buscando alternativas para recompor o orçamento do próximo ano.

Além disso, o que deixa tudo mais incerto é o Governo, no entanto, não ter detalhado quais medidas estão sendo estudadas.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, já tenho meu próximo destino: Ushuaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *