Meu INSS | Conheça o site e saiba como fazer seu o cadastro

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) lançou em julho a nova versão do Meu INSS. O portal substituiu o Dataprev. A novidade fica por conta de quase todos os serviços poderem ser acessados pelo site ou aplicativo Meu INSS. O contato ainda pode ser realizado pelo telefone 135. Ou seja, não é mais necessário ir até uma agência.

Os recursos disponíveis incluem consultas à diversas informações e o agendamento de atendimentos presenciais, como a perícia médica, que são as exceções em que o segurado precisa se apresentar presencialmente.

Quem pode acessar o Meu INSS?

O Meu INSS está disponível para todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Desde auxílio temporário, como salário maternidade, até aposentados e pensionistas. Aquelas pessoas ainda não aposentadas ou em processo de fazê-lo, também podem acessar o site ou app, de forma fácil, rápida e segura.

O portal permite, em síntese, serem feitos pedidos de benefício, simulações de aposentadoria ou alterações nos cadastros já existentes. Também é possível consultar, todos os meses, o extrato de pagamento ou de empréstimo consignado.

Seja como for, isso é muito mais praticidade para os quase 30 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.

Passo a passo para acessar o Meu INSS

Quem ainda não tem acesso a plataforma precisa de um login inicial:

  • Acessar o Meu INSS (clique aqui);
  • Autenticar seu usuário;
  • Fazer o login pelo Gov.Br;
  • Acessar os serviços gratuitos.

Com prints fica muito mais fácil, não é? Veja abaixo

Na tela inicial do site você já verá todas opções de serviços listadas. É necessário clicar em “Entrar” (no canto superior direito da página).

Meu INSS

O que não exigir autenticação, pode ser acessado livremente.

Passo 2 – Autenticar seu usuário (login)

Ao clicar em entrar, uma nova caixa de diálogo será aberta, clique em “Login”.

Em seguida, uma nova tela será aberta para autenticar o usuário.

Passo 3 – Fazer o login pelo Gov.Br

Com a proposta de digitalização dos processos, o login do Meu INSS mudou. Agora é feito pelo Gov.Br.

Um novo aviso aparecerá na tela informando sobre a mudança. Nesse sentido, quem já tiver uma conta no Brasil Cidadão, pode logar no Meu INSS com os mesmos dados. Quem ainda não tem, precisará criar uma nova conta.

Para dar continuidade basta clicar em “continuar”. Quem ainda não tem uma conta, deve clicar em “criar sua conta” e seguir as novas instruções.

Por fim, a nova senha será necessária em todos os acessos, por isso é muito importante guardá-la em um local seguro. Ao criar a nova senha, é recomendável não utilizar combinações muito fáceis, como números sequenciais ou a data de nascimento.

Quem já tem o login deve informar o CPF na tela inicial de login do Meu INSS. E, em seguida, a senha criada.

Primeiramente é necessário informar um CPF válido para a autenticação. Como o novo cadastro considera também outras informações sobre o usuário essa informação pode ser facilmente confirmada.

Acesso pelo aplicativo Meu INSS

Outra opção para quem usa dispositivos móveis é baixar o aplicativo Meu INSS. O app está disponível para ser download gratuitamente. Ao acessar o Google Play (Android) ou a App Store (iPhone)

bxblue-aplicativo-meu-inss-consulta-extrat-inss

O login do aplicativo é realizado da mesma forma: com o CPF e senha cadastrados anteriormente.

Passo 4 – Acessar os serviços gratuitos

Uma vez criado o novo login, os usuários podem acessar os diversos serviços gratuitos, a qualquer momento. Com efeito, confira alguns dos principais serviços online encontrados no portal e no aplicativo:

  • extrato de pagamento do benefício (Histórico de crédito);
  • resultado de perícia médica;
  • agendamento ou requerimento de atendimentos diversos;
  • entrada na aposentadoria por idade;
  • solicitação do salário maternidade;
  • informações para o Imposto de Renda;
  • carta de concessão;
  • simulação de aposentadoria por tempo de contribuição;
  • extrato de empréstimo consignado (Histórico de Consignação);
  • alteração de dados cadastrais;
  • e muito mais.

Ademais, agora que você já tem o cadastro no Meu INSS, pode consultar seus extratos de pagamento do benefício. Acima de tudo, aproveite para descobrir também sua margem consignável e o limite liberado para o empréstimo consignado.

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, sonhando com #NewYork2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *