Saúde | Doação de leite materno salva recém-nascidos e faz bem à mãe
Você, mulher, sabe a importância da doação de leite materno? Se não, saiba que além de salvar vidas, esta iniciativa faz bem para a saúde da mãe. No Estado de São Paulo existem 58 bancos de coleta. Além disso, o site do Governo Federal possui uma página com os postos em todo o Brasil.
Para doar é necessário que a mãe esteja amamentando, tenha leite sobrando, esteja saudável, não consuma remédios os quais impeçam a doação e apresentar exames laboratoriais de sorologia. Contudo, caso tenha doenças infecto-contagiosas, seja fumante e use álcool ou drogas, não pode doar.
Se você pode doar, não deixe para depois! Procure o banco mais próximo e ajude a salvar vidas.
BENEFÍCIOS PARA A MÃE
- Doar evita o empedramento das mamas;
- Diminui o risco de hemorragia e anemia;
- Reduz a chance de desenvolver câncer de mama, útero e ovário;
NO BRASIL
- Nos últimos dez anos, quase dois milhões de bebês foram beneficiados com a doação de leite materno no País;
- O leite doado aumenta as chances das crianças prematuras se recuperarem mais rapidamente. Além disso, protege de infecções, diarreias e alergias, por exemplo;
- Um pote de leite materno (1 litro) doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia;
- A doação não provoca falta de leite, pois, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela irá produzir.
Clique aqui e confira os bancos espalhados pelo Estado de São Paulo.
CAMPANHA NACIONAL
O Ministério da Saúde possui a Campanha de Doação de Leite Materno, inspirada no Dia Nacional de Doação de Leite Humano, 19 de maio. A campanha tem por objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância dessa doação. Principalmente para as crianças prematuras, de baixo peso, internadas em unidades neonatais e que não podem ser alimentadas diretamente nos seios de suas mães. Toda mulher amamentando é uma possível doadora.