Cloroquina | Ministério da Saúde libera uso no SUS até para casos leves do Coronavírus
O Ministério da Saúde divulgou hoje (20) protocolo com liberação do uso da cloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) até para casos leves do novo Coronavírus. Até então, a medicação só era liberada para casos mais graves. E isso mesmo sem a eficácia do medicamento no tratamento ter sido comprovada. O anúncio foi antecipado pelo presidente Jair Bolsonaro ontem (19) ao afirmar que o ministro interino Eduardo Pazuello iria assinar o documento.
Mesmo com a liberação, ainda é mantida a necessidade de autorização por parte do paciente para o uso do remédio. Os novos protocolos definem que o paciente deve estar ciente dos efeitos colaterais da cloroquina. entre eles a “disfunção grave de órgãos, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até ao óbito”. Como se não fosse pouco, já teriam sido registrados como afeitos colaterais alterações cardíacas e renais em pacientes que fizeram o uso do medicamento.
Saiba mais
A adoção do medicamento no combate à doença foi motivo de atritos entre o presidente e os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich – que saíram do cargo em abril e maio, respectivamente.
“Quem sabe, né? Pode ser que lá na frente digam que a cloroquina foi um placebo, ou seja, não serviu para nada. Mas, pode ser que daqui a dois anos digam ‘olha, realmente curava’.”, declara o presidente.
Leia também
Auxílio Emergencial | 2ª parcela começa a ser paga nesta segunda (18). Confira o calendário!
O Governo Federal publicou hoje no Diário Oficial da União o calendário de pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600,00. A Portaria 386, assinada pelo ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, institui as datas para recebimento para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. Primeiramente, o Governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data…continue lendo