fbpx

Planos de Saúde | Projeto facilita reajustes das mensalidades por faixa etária e derruba prazos

Mais uma notícia ruim para os clientes dos planos de saúde. Projeto denominado “Mundo Novo”, de autoria das operadoras de saúde suplementar, tem, primeiramente, o objetivo de criar uma espécie de reajuste extraordinário, quando as contas bancárias do plano estiverem desequilibradas.

A proposta em elaboração deve facilitar o reajuste por faixa etária e derrubar os prazos máximos de espera por consulta, exames e cirurgias. Atualmente existem prazos estipulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde), órgão regulador dos planos de saúde. Porém, com a nova medida, passaria suas atribuições para um colegiado político, o Conselho de Saúde Suplementar, onerando os beneficiários.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Mario Scheffer, professor do Departamento de Medicina Preventiva da USP, explica que um dos principais problemas do projeto está na mudança de comercialização dos planos individuais pelas operadoras. Isso porque fica condicionada as coberturas reduzidas e reajustes de preços a todo momento.

Igualmente, o que está em discussão, há 20 anos, é uma pressão deste mercado na desregulação do reajuste. Isso permitirá o aumento dos preços a todo momento, e também liberar a oferta de planos segmentados, com cobertura reduzida. São os planos pobres para pobres, totalmente enganosos.

Lígia Bahia, professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma não existir preocupação com os impactos negativos para os usuários de planos de saúde.

O problema é que, inegavelmente, as empresas não gostam da lei. Elas querem algo mais favorável para elas, não para a saúde. As operadoras querem vender planos sem cobertura e sejam aprovados por lei.

Número de beneficiários de planos cai 0,3% em 12 meses

Pesquisa divulgada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) revela que o número de beneficiários de planos de saúde caiu 0,3%. Isso equivalee à perda de 133,3 mil vínculos – entre julho deste ano e igual mês do ano passado. Somando um total de 46,99 milhões de pessoas. De acordo com o IESS, esta é a primeira vez, desde março de 2012, que as carteiras das operadoras de planos de saúde têm menos de 47 milhões de vínculos.

06 tabelas sala situação set 2019med

06 tabelas sala situação set 2019odont

tabela correta

Wellington Torres

Editor da AGSP. Jornalista de coração e alma, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Mídias Digitais. Heavy user de redes sociais e fã de tecnologia. Já assisti muitas séries, porém agora até minha mãe sabe mais de Greys Anatomy do que eu. Viajante aleatório, já tenho meu próximo destino: Ushuaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *